Tanto a confirmação de agendamento quanto a confirmação de exame são momentos cruciais da rotina do laboratório de análises clínicas. Justamente por se tratar de uma tarefa tão presente no dia a dia, é fundamental pensar em maneiras de otimizar esse procedimento, ganhando em qualidade e produtividade.
Mas como equilibrar essa balança entre agilizar essas atividades internamente sem comprometer a experiência do paciente? Utilizar um bom sistema que automatiza esses processos é um ótimo início. É sobre isso que falamos neste post. Venha conosco e confira!
Qual é a principal missão de um sistema de confirmação de exame?
A principal ideia de um sistema de lembrete de exame e agendamento é o ganho em agilidade e na otimização de processos. Na verdade, essa é a grande missão dos softwares de gestão: facilitar o cotidiano do laboratório, mecanizando tarefas repetitivas e, assim, entregando formas inovadoras — e melhores — de executá-las.
Marcar e confirmar ida ao laboratório, bem como notificar sobre o andamento de exames e a necessidade de retirada dos mesmos, são funções que podem ser facilmente desempenhadas pelo sistema, sem chance de erros, e conferir maior conforto para o paciente.
Quais são as vantagens de utilizar o sistema de confirmação de agendamento?
A comunicação com o paciente é um ponto que pode mudar toda a visão que ele tem do laboratório. Se ela acontece de maneira tecnológica, organizada e não burocrática, isso se torna um diferencial competitivo. Além disso, nesse sentido, o sistema entrega vantagens primordiais para o serviço excelente. Veja mais, a seguir!
Melhora a experiência do paciente
O primeiro grande benefício de aprimorar os processos para lembrar do exame e agendamento é o benefício que isso traz à experiência do paciente. Utilizando um sistema, ele pode agendar seus procedimentos de qualquer lugar, em qualquer horário, sem depender da disponibilidade de um atendimento telefônico, por exemplo, ou do horário comercial.
A partir do momento no qual a gestão informatiza os atos de marcar, consultar e confirmar exames e agendamentos, ela confere dinamismo às rotinas. Pense nisso como uma forma de personalizar o atendimento. Lembre-se de que cliente satisfeito é sinônimo de qualidade. Assim, você mantém os colaboradores produtivos e a gestão alinhada.
Potencializa a produtividade
Se o laboratório consegue otimizar o tempo, diminuindo filas de espera e proporcionando o agendamento remoto, o resultado é o aumento da produtividade. Nesse cenário, a recepção não precisa mais acumular o trabalho de entrar em contato com cada paciente para avisar sobre novidades nos exames: o sistema faz isso automaticamente.
Outro ponto importantíssimo é que, ao automatizar os processos de comunicação, a chance de erros da equipe é eliminada. O próprio paciente tem autonomia para acessar suas informações e agendamentos, podendo alterá-los, além de receber as notificações e lembretes sempre em tempo hábil por meios efetivos, como via SMS.
Diminui os custos
A gestão que utiliza um sistema de confirmação não precisa mais designar pessoal para entrar em contato com o cliente para esses fins. Isso gera economia nos recursos, não apenas de tempo, mas de custos envolvidos nesses processos, como impressões, ligações telefônicas etc.
Como você pôde ver, o mercado de atuação exige cada vez mais atualizações em processos laboratoriais. O paciente, por outro lado, se torna cada vez mais exigente, necessitando dessa oferta de diferenciais competitivos que agreguem valor ao atendimento. Por isso, usar a tecnologia como aliada para proporcionar a confirmação de exame e a confirmação de agendamento é a melhor estratégia.
Para aprimorar o atendimento e melhorar a experiência de seus pacientes, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você nessa missão!