Com o aumento das exigências do mercado e da qualidade dos serviços prestados, os laboratórios se veem diante da necessidade do uso da tecnologia em todos os seus processos, a fim de garantir produtividade e excelência.
Logo, para se destacar no mercado, além do uso de software de gestão, uma ótima estratégia é o marketing de causa.
O sucesso de um laboratório está diretamente ligado à utilização de novas tecnologias, tanto no marketing e gestão quanto na área biológica. Neste post, falaremos sobre o marketing de causa e daremos 4 dicas de estratégias para o sucesso na gestão de um laboratório. Acompanhe!
O que é marketing de causa?
Uma técnica do marketing clássico, usada com a finalidade de promover um determinado serviço ou produto, associando-o a um projeto ou uma causa de cunho social que gere benefícios à sociedade.
Essa ferramenta visa causar um impacto social, ajudando financeiramente organizações não governamentais ou grupos voltados a causas sociais, além de objetivar o aumento da confiabilidade dos clientes.
Trata-se de uma ótima opção para laboratórios que visam atrair clientes, que se sentem mais confiantes nas mãos de uma empresa que se dedica a causas sociais.
A sinergia formada a partir dessas parcerias, com entidades que promovem o desenvolvimento social ou a saúde, traz benefícios para as partes envolvidas.
4 dicas de laboratórios de sucesso
1. Implante softwares de gestão
Um software de gestão muito utilizado e que traz muitos benefícios para o laboratório é o ERP (Enterprise Resource Planning). Ele nada mais é do que um planejamento dos recursos da empresa, ou seja, um sistema de gestão empresarial.
Este sistema pode englobar os principais departamentos do seu laboratório. Assim, é possível automatizar e guardar todas as informações que forem importantes em apenas um local — facilitando a comunicação entre todos os setores: a recepção, o atendimento ao cliente, a administração e o estoque de materiais.
2. Esteja nas redes sociais
É sempre bom salientar que o marketing feito por meio das redes sociais é uma ferramenta incrível e que pode trazer um ótimo retorno para seu laboratório.
Pesquise qual ou quais redes sociais são mais utilizadas por seus clientes. Através delas, torna-se mais fácil conquistar a credibilidade ao publicar dicas de saúde ou assuntos relacionados.
3. Crie estratégias para um bom atendimento
É essencial um bom atendimento para qualquer estabelecimento, além de ser uma forma muito eficaz de atrair e fidelizar clientes e mostrar um serviço de qualidade.
Para que o cliente tenha a melhor experiência possível, sentindo-se seguro e confortável, deve haver muita dedicação e treinamento dos funcionários, ou seja, é necessário treinar sua equipe, a fim de que todos sejam cordiais, gentis e atenciosos.
4. Utilize recursos para agregar valor ao seu negócio
Para se diferenciar da concorrência use e abuse da tecnologia. Você pode utilizar recursos simples, mas que agregarão valor aos serviços oferecidos pelo seu laboratório.
Uma boa dica é utilizar SMS para enviar resultados de exames. Além disso, dispor laudos para smartphones e usar um aplicativo que controle o tempo de espera e de atendimento dos pacientes é uma ótima alternativa para otimizar a visão do empreendimento no mercado.
Em síntese, existem muitas estratégias para o sucesso da gestão do seu laboratório, mas as principais são o marketing de causa e a implantação de um software de gestão.
É preciso acompanhar as inovações tecnológicas e as demandas do mercado para ficar sempre à frente da concorrência.
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