O atendimento em clínicas e laboratórios está passando por grandes mudanças. A era da informatização tem levado estas empresas a funcionar de modo online, reduzindo assim atrasos, erros e filas de atendimento. Se você é proprietário de laboratório e deseja modernizar sua empresa, as melhorias devem começar pela recepção do seu cliente. Descubra quais são passos necessários para agilizar o atendimento na recepção de um laboratório.
Como agilizar o atendimento na recepção do laboratório
Todo serviço prestado a um cliente necessita de um processo para a sua realização. Isto é feito primeiramente através da recepção, onde são utilizados recursos com o objetivo de prestar um serviço. Muitos destes processos nas empresas são repetitivos e antiquados, com formulários e arquivamento em papel, causando atrasos e erros na entrega de laudos.
Daí a importância da reestruturação radical dos processos, com o objetivo de melhorar o fluxo e alcançar melhorias significativas em desempenhos como custos, qualidade, atendimento ao cliente e velocidade.
O primeiro passo para modernizar o sistema de atendimento de laboratórios é estar consciente de que trabalhar com menos papel e mais tecnologia é o objetivo a ser perseguido. Mas para que a dependência da tecnologia possa fluir de forma constante e sem maiores problemas, é preciso encontrar empresas de automação que sejam confiáveis e seguras.
São inúmeras as vantagens dos sistemas informatizados. Veja algumas:
- Ganho e produtividade;
- Agilidade;
- Segurança;
- Qualidade técnica;
- Qualidade no atendimento aos clientes.
A automação de clínicas e laboratórios pode ser um diferencial competitivo se aliar a tecnologia com um bom planejamento empresarial. A informatização é um trabalho que nunca terá fim e terá cada vez mais avanços. Para laboratórios, a informatização de setores como a recepção beneficia o aumento da produtividade, segurança, agilidade, qualidade de atendimento aos clientes e redução de erros, de filas de espera e de custos.
A automação de laboratórios pode ser feita com ferramentas internas ou usando softwares disponíveis no mercado. No Brasil, existem excelentes softwares para laboratórios, desenvolvidos por empresas experientes que já estão há muito tempo no mercado.
Benefícios de usar softwares de gestão de clientes para laboratórios
- A automação de recepção do laboratório, quando integrada com softwares de gestão, disponibiliza resultados de exames de pacientes de maneira simples e rápida;
- Pacientes e médicos podem acessar os resultados de exames de qualquer dispositivo de onde estiverem. Processo simples e em questão de minutos, os resultados estão disponíveis;
- Automatização de chamadas de pacientes, reduzindo tempo de espera;
- Possibilita fazer benchmarking;
- O gestor pode ter acesso ao andamento de sua clínica de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, além de poder saber o número de pacientes e obter estatísticas em tempo real do que ocorre no laboratório;
- Outro recurso importante dos sistemas de gerenciamento online é a possibilidade do seu paciente consultar resultados de atendimentos anteriores, permitindo manter um histórico de laudos de forma unificada. Isso fideliza o paciente;
- Com resultados online, não é mais preciso imprimir ou enviar laudos por correio, trazendo economia à clínicas e conforto aos pacientes.
Entender e atender as necessidades e as expectativas dos clientes de forma ágil é o primeiro passo para uma clínica ou laboratório competir no mercado. Melhorar continuamente os processos é essencial, pois as necessidades dos clientes mudam continuamente e, caso não haja agilidade e flexibilidade para esta mudança contínua, haverá perdas, menos competitividade e a empresa não conseguirá alcançar o seu papel e o seu objetivo com plenitude.
Invista no seu laboratório. Assim, todos saem ganhando: gestão, colaboradores e clientes.