Segurança e qualidade são preocupações constantes de todo gestor. Quando pensamos em laboratório, não poderia ser diferente. Para garantir tais questões, existem algumas normas e leis específicas. É o caso da nr 6, que versa sobre as normas gerais para o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
A principal função de tais equipamentos está diretamente relacionada à segurança. Garantir que os colaboradores de quaisquer estabelecimento preservem sua saúde e integridade é preocupação de todo gestor. Ambientes laboratoriais expõem as pessoas a riscos de contaminação por agentes químicos ou biológicos e os EPIs usados nesse nicho têm o objetivo de atenuá-los.
Se você deseja entender melhor a relação da nr 6 com ambientes laboratoriais, continue lendo. Preparamos, abaixo, um artigo especial sobre o assunto.
O que são, afinal, os EPIs?
Podemos considerar EPIs quaisquer dispositivos utilizados individualmente, com o objetivo de zelar pela segurança do trabalhador. Cabe ao gestor do laboratório entender quais são os equipamentos necessários, de acordo com o nível de biossegurança do seu estabelecimento, e fornecê-los ao trabalhador, juntamente com o treinamento, instruções claras e conscientização sobre o uso.
Como aplicar a nr 6 ao seu laboratório?
Pode ser que você esteja se perguntando como funciona, na prática, a nr 6. Na verdade, existem algumas regras que regem a aplicação do uso dos EPIs em questão. Dentre os principais pontos, podemos destacar:
- responsabilidades do empregador: adquirir equipamentos em empresas devidamente registradas para fornecê-los, entregá-los aos seus colaboradores e exigir seu uso. Também ficam responsáveis pela manutenção, higienização e substituição dos mesmos sempre que necessário;
- responsabilidades do trabalhador: utilizar os EPIs de maneira adequada, conforme orientado pelo empregador e zelar pelo seu correto manuseio e armazenagem. Quaisquer alterações observadas devem ser imediatamente comunicadas ao empregador;
- responsabilidades do fabricante: registrar-se no órgão competente para se tornar fornecedor autorizado de equipamentos de segurança. Sempre que vencer seu registro, o mesmo deve ser renovado. Tais diretrizes devem ser informadas aos clientes, do mesmo modo que o lote deve constar em cada peça.
Quais os principais riscos existentes em ambientes laboratoriais?
Pessoas que trabalham em ambiente laboratorial estão em constante contato com agentes que as tornam passíveis de contaminação. Isso pode acontecer tanto por agentes químicos quanto pela exposição a materiais que contêm microrganismos capazes de transmitir doenças e infecções. Por essa razão, há certos procedimentos que exigem o uso de luvas, máscara de proteção, avental, dentre outros itens.
Qual a importância do uso de EPIs nesses ambientes?
Uma contaminação ocorrida em laboratório pode fazer com que o colaborador desenvolva patologias graves, as quais o levariam a incapacidades parciais ou totais, ou até mesmo à fatalidade. Entretanto, para que o papel de proteção seja cumprido, é importante adquirir os equipamentos em locais autorizados, que zelam pela sua real qualidade.
Como se pode ver, os EPIs são indispensáveis no ambiente laboratorial e a nr 6 deve ser bem observada para sua aplicação correta e eficaz. Entender as reais necessidades do seu laboratório é fundamental para cuidar da saúde dos seus colaboradores.
Se este post foi útil para você, não deixe de nos seguir nas redes sociais para conferir nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.