Algumas ações simples podem aumentar a segurança e agilidade da coleta no seu laboratório. A pressa, a mecanização dos processos e a utilização de sistemas analógicos são alguns dos motivos que contribuem para a ocorrência de eventos adversos, como a coleta de exames equivocada, por exemplo. Ficar atento a pequenos detalhes, padronizar procedimentos e criar uma rotina constante de treinamentos pode contribuir para a oferta de serviços mais ágeis e seguros. Confira outros pontos indispensáveis ao bom atendimento em seu laboratório:
Conferir a documentação do paciente
Essa pode parecer uma ação básica, mas é fundamental para garantir a segurança do paciente. É importante pedir um documento original, com foto recente e que permita a conferência não apenas do nome, mas de outros dados como a data de nascimento e nome dos pais, por exemplo. O documento deve ser apresentado junto à ficha de atendimento do paciente.
Usar um sistema informatizado
Usar um sistema informatizado facilita para o cliente e para o laboratório. A fila é organizada de acordo com o tipo de atendimento e a ordem de chegada. O número da senha no painel e alguns sistemas permitem, inclusive, que o número de atendimento seja atrelado à foto do paciente para não haver confusão na hora da coleta.
Optar por um sistema biométrico
Alguns laboratórios já usam o sistema biométrico para garantir a segurança do paciente no momento da coleta. Como não existe uma digital igual a outra, esse sistema é seguro e ágil ao mesmo tempo.
Aderir ao sistema de câmera com infravermelho
A tecnologia é uma grande aliada na prática da coleta segura. Algumas instituições já usam um aparelho que permite localizar veias, facilitando procedimentos como a coleta de sangue para exames. O equipamento usa uma câmera com luz infravermelha e um projetor, que traz a imagem das veias quase em tempo real. Além de contribuir para um trabalho mais seguro, o dispositivo evita traumas em situações que provocam mais de uma incisão.
Adquirir um sistema rastreável
Nem todo sistema digital permite que os dados dos pacientes e detalhes do atendimento sejam rastreados. É importante ter um sistema que garanta o histórico de todos os procedimentos realizados e os respectivos responsáveis pela realização. A ideia não é punir algum colaborador que tenha prestado um atendimento fora do padrão, mas saber exatamente onde devem ser feitos os investimentos em capacitação e treinamentos.
Colocar computadores nas salas de coleta
É interessante ter um computador para cada uma ou duas salas de coleta, com impressora de código de barras para imprimir as fichas dos pacientes e, assim, a leitura das informações ser feita de forma mais ágil.
Disponibilizar telas touch
Quando o sistema de senhas é interligado a um computador com tecnologia touch screen, aproveita-se melhor o tempo que seria despendido com a solicitação de senha por meio de teclas ou do mouse.
Fazer triagem de clientes de acordo com o procedimento
Identificar previamente os pacientes emergenciais, prioritários e VIPs, de forma que o sistema seja capaz de organizar automaticamente a fila usando esses critérios.
Investir em treinamento e capacitação
Todos sabem da dificuldade de conseguir contratar e reter profissionais capacitados para fazer uma coleta segura e ágil. O investimento em treinamentos e capacitações deve ser constante e cíclico, considerando as ocorrências mais frequentes e o feedback dado pelos pacientes.
Acompanhar a produtividade
Um sistema que acompanhe a produtividade da equipe também é muito importante. Todos os procedimentos têm um tempo médio para que sua realização aconteça dentro dos padrões de segurança e qualidade, por isso, qualquer distração dos colaboradores pode levar ao aumento do tempo de espera e à dispersão. Com um mecanismo que permite esse acompanhamento, o serviço fica mais ágil e produtivo.
O seu laboratório trabalha com outras ações que deixam o atendimento mais ágil e seguro? Compartilhe conosco as suas ideias!