A gestão da qualidade em laboratórios é um assunto extremamente importante, pois, além da acreditação laboratorial, manter a excelência em todos os processos e serviços prestados demonstra o compromisso da administração em fornecer o melhor e mais seguro atendimento aos pacientes.
Ao longo deste artigo, abordamos as práticas que podem, efetivamente, auxiliar você na conquista desse nível de qualidade. Quer saber mais? Continue conosco!
Mapeie seus processos operacionais
O mapeamento de processos é uma ferramenta que auxilia a gestão a definir e visualizar, dinamicamente, todas as tarefas a serem executadas. Ele destaca as informações e pessoas envolvidas em cada atividade.
Reflita: quais são as habilidades, competências e recursos necessários para obter o sucesso em determinada ação? Isso deve ser definido no mapeamento. Usar um sistema para organizar os processos qualifica a gestão, dotando-a de melhores elementos para acompanhar o andamento das ações.
Manter esse poder de administrar as atividades é crucial para que tudo seja eficiente, desde os procedimentos mais corriqueiros e mecânicos até as ações mais inovadoras. Além disso, ao visualizar positivamente o fluxo de procedimentos, é possível reparar e ajustar quaisquer métodos que não sejam tão funcionais quanto se deseja.
Aposte na Qualidade Total
A qualidade total visa pensar a qualidade antes da prática, ou seja, trata-se de uma postura que deve estar intrinsecamente ligada ao planejamento estratégico do laboratório.
Nesse contexto, é necessário não se concentrar apenas nos processos ou na satisfação do cliente, mas, também, promover formas de aumentar a abrangência da qualidade para todos os setores.
Obviamente, é essencial identificar quais áreas merecem mais esforços por parte da empresa (geralmente, aquelas que respondem pela maior parte dos resultados), contudo, o compromisso com a Qualidade Total deve evidenciar que os pormenores também estão envolvidos em sua construção.
Se os procedimentos, a segurança e o atendimento do seu laboratório são de alta qualidade, ótimo. E os processos de limpeza? E quanto a relação com os fornecedores? Os recursos humanos? O treinamento e desenvolvimento de pessoas?
Metodologia 5S
Trata-se de um pilar para a implantação da Qualidade Total: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, significam, respectivamente, utilização, ordem, limpeza, padronização e disciplina.
De origem japonesa, o conceito afirma a necessidade de organizar as atividades profissionais, além de limpá-las (evitando desperdícios) e conservá-las. Além disso, a autogestão e o foco são elementos ressaltados na metodologia 5S.
Fique atento à biossegurança
A questão da biossegurança não deve ser negligenciada. Em seu laboratório, a administração está inteirada sobre os diferentes níveis que existem? Em seu cotidiano, você está seguindo rigorosamente o que é determinado pela norma?
O foco da gestão deve estar constantemente focado na segurança. Por tratar com variados elementos químicos, tudo deve estar sob o mais rígido controle, a fim de garantir a integridade dos pacientes atendidos e, também, dos profissionais que manuseiam equipamentos, materiais e utensílios.
Para aprimorar a gestão da qualidade em laboratórios é, portanto, necessário padronizar operações e procedimentos, sem esquecer de avaliar o que pode ser melhorado para os pacientes atendidos, para a equipe de colaboradores e para a organização como um todo.
A sua gestão reconhece a importância da gestão da qualidade? Então, compartilhe nosso post em suas redes sociais e confirme o seu compromisso com a excelência!