Ano novo, vida nova. O início de ano é o momento no qual as pessoas procuram organizar a vida em todos os seus aspectos, para começar o ano com o pé direito. Por isso, muitos buscam um profissional de saúde para fazer um check-up de início de ano, por meio da realização de diversos exames.
O seu laboratório deve estar pronto para atender essa demanda, garantindo que os pacientes consigam realizar todos os exames solicitados e saiam satisfeitos, o que contribui para sua fidelização ao longo do ano.
Continue lendo este post para saber os principais exames de um check-up e como seu laboratório pode se preparar nessa época do ano.
Check-up de início de ano
Realizar um check-up periodicamente é uma ótima forma de manter a saúde em dia e detectar precocemente qualquer alteração no corpo, evitando possíveis doenças e complicações futuras.
Além disso, o check-up é uma forma simples de cuidar da saúde, baseado principalmente na realização de alguns exames. Os laboratórios podem facilitar esse processo, ao se prepararem adequadamente, de modo a entregar resultados confiáveis com eficiência.
Os exames solicitados em check-up mudam de acordo com o perfil da pessoa (sexo, idade, doenças prévias). É interessante que o laboratório ofereça pacotes de exames para check-up específicos para cada faixa etária.
Principais exames solicitados
O laboratório precisa estar preparado para realizar grande quantidade dos principais exames solicitados nos check-ups.
Exames de sangue
Os exames de sangue são:
- hemograma completo;
- glicemia de jejum e pós-prandial;
- colesterol total e frações;
- marcadores renais (ureia e creatinina);
- triglicerídeos;
- verificação de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio,
- enzimas hepáticas (TGO e TGP);
- sorologias para doenças sexualmente transmissíveis (hepatite B e C, HIV, sífilis); e
- outras sorologias (toxoplasmose, citomegalovírus).
Exames de urina e fezes
Destaca-se:
- exame protoparasitológico de fezes;
- urina tipo 1 (EAS) e urocultura.
Outros exames realizados por laboratórios
O laboratório deve estar preparado também a exames variados, como:
- teste de tolerância à glicose;
- teste de tolerância à lactose;
- análise da lâmina do exame de papanicolau;
- cultura de diversas secreções.
Preparação do laboratório
Há várias medidas que o laboratório pode tomar para aumentar a agilidade no atendimento e assegurar a realização de todos os exames de check-up. Essas medidas auxiliam na melhoria da qualidade de atendimento e garantem a satisfação do paciente.
Pacotes de exames de check-up
Muitas vezes, os pacientes desejam realizar exames de check-up, mas não sabem quais são os exames que devem fazer. O laboratório pode criar pacotes de check-up que podem ser usados como guias para as solicitações médicas, e ainda oferecer preços especiais para cada pacote.
Alguns exemplos de pacote são: check-up para jovens, check-up para mulheres, check-up para idosos e check-up pré-natal.
Gestão de filas
Filas grandes e longas esperas desanimam qualquer cliente de procurar um serviço. Esse cenário em um laboratório atrapalha o seu funcionamento e causa desconforto para o paciente.
É normal que o paciente tenha que esperar alguns minutos entre sua chegada e a realização do seu exame, mas algumas medidas podem ser tomadas para diminuir essa espera e organizar o fluxo de atendimento:
- treinamento de pessoal;
- organização do ambiente da recepção; e
- uso de um sistema de gestão de laboratórios de qualidade.
Resultados on-line
Hoje em dia, é imprescindível que um laboratório ofereça os resultados de exames on-line. Além de aumentar a praticidade e comodidade para o paciente, essa prática diminui o fluxo de pacientes no ambiente físico do laboratório. Consequentemente, há mais agilidade no atendimento presencial para outros pacientes.
Um laboratório bem preparado para o check-up de início do ano traz boas consequências para o próprio serviço e para o paciente que o busca. Se o paciente tiver uma boa experiência de atendimento, continuará buscando o laboratório pelo ano inteiro.
O que você achou dessas dicas para o check-up de início de ano? Gostou? Então aproveite e baixe nosso e-book Gestão para laboratórios de A a Z e tenha em mãos o manual completo de gestão de laboratórios!