O crescimento da aplicação da tecnologia na gestão da saúde no mercado brasileiro, nos últimos anos, é visível. Nota-se que, cada vez mais, os gestores buscam novas formas de tornar os processos mais eficientes e rápidos. Você também carrega essa preocupação? Então, siga a leitura e confira as possibilidades tecnológicas que estão na sua mão!
Quais são os impactos da tecnologia na gestão de saúde?
Agilidade, segurança e facilidade no acesso aos dados são pontos que precisam ser citados nesta resposta. A gente sabe que você, gestor da área da saúde, prioriza os resultados melhores a cada dia. E é exatamente por isso que deve considerar incluir as novas soluções tecnológicas na rotina do laboratório.
Assertividade nos diagnósticos, satisfação dos pacientes, atendimento humanizado: fique sabendo que, ao utilizar as ferramentas tecnológicas no trabalho, tudo isso se torna ainda mais viável de acontecer. Ou seja, o impacto principal da tecnologia na gestão de saúde é tornar o trabalho, a experiência e os resultados ainda mais satisfatórios.
Quais são as principais tecnologias que podem auxiliar nessa gestão?
Ao contar com ferramentas tecnológicas na gestão da saúde, são garantidos, ao paciente e à equipe colaboradora, trabalhos e resultados mais ágeis e seguros. Preparamos uma lista do que pode ser incluído na rotina da saúde. Ficou curioso? Confira, agora, quais são as principais tecnologias!
Softwares de gestão
Com o propósito de automatizar processos, agilizar trabalhos e diminuir os erros, os softwares de gestão ofertam soluções dinâmicas e intuitivas à equipe colaboradora. A centralização de dados, mantendo-os na nuvem, e a segurança envolvida nesse processo são os pontos mais fortes da utilização desse tipo de sistema.
Biometria
Falando em segurança, a biometria também carrega essa função. Ao integrar essa tecnologia na gestão, questões como o acesso de prontuários restringem-se apenas aos colaboradores e pacientes envolvidos. Dessa forma, além de seguro, o atendimento e o contato com as informações tornam-se ainda mais rápidos.
Tablets
Eis aqui uma ferramenta útil em diversos processos do atendimento ao paciente. Desde a recepção até a coleta dos exames, o tablet pode estar presente e auxiliar, tornando os procedimentos ainda mais rápidos.
Tarefas como atualização de dados do paciente, acompanhamento das condições de saúde, verificação de exames antigos e até solicitação de auxílio no atendimento são exemplos do que pode ser feito mais rápido com esse equipamento tecnológico.
Cloud
Voltando para a questão da segurança de dados, o lugar onde todas as informações sobre o paciente ficam alojadas deve ser uma real preocupação para o gestor da área da saúde. Criptografar os dados e mantê-los na nuvem é a forma mais correta de guardá-los.
Portanto, ao contar com essa tecnologia, o profissional garante privacidade, segurança e também economia de recursos. Perceba que as versões digitais distanciam-se do papel. Por isso, é possível esquecer-se das impressões e dos antigos montantes de papéis em arquivos.
A gestão da saúde deve priorizar inovações, sempre tendo em mente a necessidade de segurança dos dados do paciente. Portanto, ao agregar ferramentas inovadoras, busque incluir hábitos cuidadosos para com as informações. Atualizar as senhas de acesso constantemente e fazer backups na nuvem são costumes que devem estar presentes.
Agora que você já viu o que pode tornar sua gestão mais tecnológica, descubra como torná-la mais eficiente. Entre em contato conosco!