Frequentemente, os pacientes são capazes de fazer um bom planejamento para comparecer no dia e horário marcados para seus exames laboratoriais. O mesmo, no entanto, não costuma acontecer no momento da retirada dos resultados. Seja porque a rotina é de difícil manejo, porque o desconforto com o problema já se foi ou porque o cliente simplesmente esqueceu, muitos envelopes acabam passando meses nos escaninhos do laboratório.
É verdade que a tecnologia tem feito seu papel em melhorar o quadro. Os serviços de retirada online dos resultados trouxeram agilidade ao processo. Mas nem todo mundo conta com impressora em casa e, no caso dos exames de imagem, a disponibilidade online pode não ser uma opção ideal de visualização.
Por isso, vale a pena pensar em investir em um serviço de entrega de resultados laboratoriais. No texto de hoje, listamos os aspectos importantes a levar em consideração na hora de decidir se o modelo será viável para o seu laboratório.
Quem administraria o serviço de entrega de resultados laboratoriais?
Para que tudo saia corretamente, com exames entregues às pessoas certas dentro do prazo estipulado, você precisará de um gestor de logística. Ele será a pessoa responsável por planejar as entregas: verificar melhores rotas, optar por serviços terceirizados ou contratações, compreender a dinâmica e o volume de entregas de modo a tornar o serviço eficiente e o mais barato possível.
Qual seria o custo?
Depende do modelo adotado. Seu laboratório repassará 100% do valor da entrega ao paciente ou dividirá com ele o custo? Vai contratar um motoboy ou vai investir em profissionais terceirizados? Fará deslocamentos curtos ou longos? Terá muita demanda ou pouco volume a entregar?
Tudo isso precisa ser considerado pelo gestor na hora de calcular o custo de implementar o serviço.
Qual o volume de exames?
Quantos exames ficam prontos diariamente? Desse total, quantos poderiam ser entregues? É viável fazer a entrega de todos eles em apenas dois dias da semana? Ou é preciso contar com o serviço diariamente para não acumular material demais? Esse controle é fundamental para saber a viabilidade do negócio.
Contratar um motoboy ou optar por empresas de entrega?
Não existe uma resposta certa. Tudo dependerá do perfil do laboratório. Se o serviço será oferecido diariamente e o horário da entrega pode ser agendado pelo cliente, por exemplo, faz mais sentido contar com um profissional contratado pelo laboratório, cujo tempo estará integralmente dedicado à entrega de resultados laboratoriais.
Já se a empresa fará entregas duas vezes por semana, por exemplo, não faz sentido ter um funcionário CLT apenas para isso. O mercado oferece ótimas soluções de aplicativos de contratação de motoboys, que permitem o rastreio em tempo real das entregas e cujo preço é interessante.
Onde seriam as entregas?
Antes de iniciar qualquer serviço de entrega, é fundamental que você saiba onde vivem os pacientes. Coloque em um mapa os endereços de todos os pacientes dos últimos três meses e verifique se todos eles estão dentro da mesma cidade, qual a quilometragem máxima de distância etc.
Se o seu laboratório funciona como um polo de excelência em uma dada região, pode ser que atraia mais pacientes de outras cidades, o que deve encarecer o serviço. Por outro lado, se a maioria dos clientes está no seu bairro, você pode optar até mesmo por fazer a maior parte das entregas de bicicleta, um jeito muito mais barato e sustentável de resolver o problema.
Não deixe de ter respostas para todas essas perguntas antes de se decidir sobre o investimento no serviço de entrega de resultados laboratoriais. Suas chances de acerto financeiro e de agradar o paciente aumentam com esse tipo de planejamento.
E, caso a decisão seja pela implementação, lembre-se de fazer um bom serviço de marketing para informar os clientes que eles possuem essa nova opção.
Não sabem bem como fazer uma boa propaganda? Então, aproveite para ler esse post sobre as tendências do marketing que preparamos especialmente para você!