O atendimento digital já é uma realidade em todas as áreas de prestação de serviços, e no segmento laboratorial não é diferente. É importante perceber que, longe de engessar e tornar mais distante a interação humana, essa modalidade de atendimento funciona justamente para humanizar as relações. Como? Respeitando, por exemplo, o tempo do cliente, ao agilizar os procedimentos envolvidos no acesso às informações, na fila de atendimento, no preenchimento do cadastro, e muito mais. Porém, a implementação do atendimento digital em seu laboratório deve seguir algumas etapas que vão garantir total adesão, não apenas dos clientes, mas também do seu pessoal. Vamos a elas!
Informe-se e adote os diferenciais que realmente atendam suas necessidades
De nada adianta implementar recursos e aplicativos complicados, pouco intuitivos, que acabarão criando um ruído a mais para o paciente na aproximação com o laboratório, além de se tornar um problema para sua equipe, que terá de dedicar tempo demais ao domínio dessa tecnologia.
Tenha em mente que o público do laboratório é muito diverso, mas inclui um segmento importante de pessoas com pouca familiaridade com o universo digital ou com limitações sensoriais e até cognitivas.
Por isso, busque soluções que irão realmente ajudar a resolver gargalos na operação do seu laboratório e não apenas funcionalidades “da moda”. Outro ponto importante é a escolha do software; procure sempre um parceiro que ofereça a receita sob medida para você. Saiba dosar as opções; por exemplo, chatbots são ótimos para agilizar o atendimento, mas não dão conta de todas as demandas do cliente. Saiba a melhor forma de utilizá-los.
Leia também: Atendimento humanizado – como a tecnologia pode torná-lo ainda melhor
Treine sua equipe e conte com suporte no período de implementação.
Implantar recursos como atendimento por chatbots, recepção e cadastro virtual, totem de atendimento, são inovações bem-vindas, mas que devem ser introduzidas de forma gradual e supervisionada. Reserve algum tempo para comunicar as novidades à equipe e familiarizá-los com elas; promova sessões de treinamento e, se puder, imprima um pequeno manual que deve estar acessível em todos os setores caso surjam dúvidas pontuais. Busque um parceiro que ofereça suporte e assessoria, como o Unilab, tanto periodicamente como em linha direta online para dúvidas pontuais. Deixe claro ao seu pessoal que a mudança vem para facilitar e promover a produtividade.
“Treine” também seu público
Como já comentamos, boa parte do seu público pode não estar familiarizado ou ter dificuldades para utilizar as soluções de atendimento digital. Por isso, não economize nas orientações de utilização, que devem estar disponíveis em todos os seus canais de comunicação e em todas as etapas da jornada do cliente, como no site, na resposta automática do WhatsApp, na divulgação de suas redes sociais, em cartazes colocados em espaços estratégicos do laboratório etc.
Lembre-se que toda nova tecnologia demanda algum tempo para ser dominada pela maior parte das pessoas, mas depois é naturalizada, então isso não deve ser um problema. Lembre-se também de orientar toda sua equipe, especialmente os diretamente envolvidos com atendimento ao público, para ficarem atentos a qualquer sinal de dificuldade por parte dos pacientes com a nova tecnologia, e intervirem para auxiliar, sempre que necessário.
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Conheça todas as vantagens do atendimento digital Unilab
A automatização do atendimento no laboratório veio para ficar e quanto antes você aderir a ela, mais estará preparado para os desafios de uma área tão dinâmica como a das análises clínicas. Os recursos estão em permanente atualização e tendências como o atendimento 100% digital, oferecido pela Unilab, podem fazer toda a diferença para que você se destaque num campo extremamente competitivo. Veja o que ele pode oferecer:
O Bot de atendimento do Unilab realiza um pré-cadastro diretamente pelo sistema de forma digital. Esse pré-cadastro, que pode ser feito pelo celular, vai gerar um QR code para o paciente. Ao chegar ao laboratório, ele faz a leitura deste QR Code em um tablet no totem de atendimento, por meio de um aplicativo criado pela Unilab. Com esse QR Code, o paciente faz sozinho seu próprio check-in, evitando ter de passar pela recepção.
Depois disso, o paciente só precisa esperar ser chamado automaticamente pelo painel digital de atendimento, onde podem ser exibidos também vídeos informativos ou de propaganda do laboratório. A chamada é informada de forma visual e sonora, indicando a sala em que o paciente deve se deslocar, poupando aos coletadores o deslocamento para chamar os pacientes. Além disso, os coletadores acompanham em tempo real a atualização da fila para coleta por um monitor. Ao chegar na sala, será realizada a coleta com imediata impressão digitalizada das etiquetas dos exames solicitados.
Mas, quais as vantagens dessa modalidade de atendimento? Muitas! Você otimiza o tempo médio compreendido entre a recepção, a coleta e o encaminhamento da amostra, o que aumenta a produtividade e proporciona uma atmosfera mais harmônica e relaxada na sala de espera, sem filas e com menos ansiedade.
Além disso, ao aperfeiçoar seu atendimento com recursos digitais, você confere ao laboratório uma imagem de modernidade e agilidade. Deixe que o público – e a concorrência – saibam disso! Então, entre logo em contato com a Unilab e solicite uma demonstração. Com certeza, temos a solução perfeita para você!