A eficiência no atendimento é decisiva para a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio. Identificar e corrigir falhas comuns pode transformar a experiência do paciente e otimizar os processos internos. Por isso, a seguir, apresentamos alguns erros frequentes e como o Unilab pode oferecer a solução ideal para cada um deles!
Guia prático para conquistar a satisfação do cliente!
Demora no Atendimento ao Cliente é um Erro Fatal
Nada pior do que ser deixado no vácuo durante um atendimento por WhatsApp ou direct. Atendimentos lentos e respostas tardias podem frustrar pacientes e prejudicar a reputação do laboratório. O Chatlab do Unilab é uma plataforma que centraliza e automatiza o atendimento simultâneo de diversos canais de comunicação como WhatsApp, Instagram, Facebook e o direct em seu próprio site, oferecendo um chatbot que garante respostas rápidas e eficientes para solucionar dúvidas e otimizar o contato inicial com o atendente humano.
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Com ele, seus atendentes entram em ação quando são realmente indispensáveis e podem dedicar atenção integral ao cliente. Uma dica importante: treine sua equipe e programe um script eficiente para o chatbot, respeitando as características do seu público e as boas práticas de interações sociais no ambiente comercial.
Filas Longas e Sensação de Espera Prolongada
Longos períodos de espera no atendimento presencial podem causar muito desconforto e insatisfação. Além de investir num ambiente atraente e acolhedor para os pacientes que estão aguardando, é importante investir num sistema de gestão de atendimento eficiente na sala de espera que organize o fluxo de uma forma perceptível para os pacientes, reduzindo a ansiedade. Questões como os horários de pico, o atendimento preferencial e o tempo médio de atendimento e coleta também podem ser solucionadas mais facilmente com ajuda do Unilab.
Leia também: Como organizar o sistema de atendimento preferencial?
Ao implantar o módulo de atendimento por senha, o gestor dispõe de um totem com botoeira conectada a uma impressora e ao computador de forma integrada, o que permite às recepcionistas chamar o próximo paciente, repetir a chamada ou encerrar o atendimento a partir da tela de controle. As senhas são exibidas em monitor ou TV, e também lidas através de recurso de narração pelo computador, gerando acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. A coleta também é informatizada, com acompanhamento de fila por computador touch screen, impressão de protocolos e etiquetas e acompanhamento da fila em tempo real. O resultado é menor probabilidade de erro humano e maior controle do tempo de espera, um importante indicador de qualidade!
Atrasos na Realização de Exames
Atrasos podem comprometer diagnósticos, confiança dos pacientes e causar um imenso dano à imagem do laboratório. Afinal, qualquer exame traz em si uma certa dose de expectativa e muitas vezes o resultado é aguardado com ansiedade pelo paciente e sua família. A automatização de todos os processos no laboratório contribui grandemente para minimizar erros humanos das etapas pré-analítica, analítica e pós-analítica, indo até detalhes que fazem a diferença.
Módulos indispensáveis para a gestão… Inclusive para laboratórios pequenos!
Por exemplo, o módulo de controle de estoque oferece a possibilidade de registrar a entrada de forma integrada nas suas compras (estoque e financeiro), acompanhar a movimentação de estoque em tempo real, evitando desvios e faltas de produtos, e programar ferramentas de alerta para produtos vencidos e limite dos estoques mínimos. Assim, você não corre o risco de atrasos por falta de insumos.
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Já a Soroteca oferece um cadastro flexível e customizável de racks com até 50 posições com controle de inclusão, movimentação e descarte de materiais biológicos, integração com leitores de códigos de barras que garantem segurança e agilidade, rastreabilidade total das amostras e emissão de relatórios com a movimentação dos racks e amostras. Fica mais fácil dispor mais de uma vez da amostra sem necessidade de nova coleta.
Finalmente, você pode determinar que a central de notificações informe o paciente através do canal desejado da liberação do laudo para leitura pelo app Resultados Online, o que garante que ele acesse seus resultados sem nenhuma perda de tempo, se desejar.
Dificuldades no Faturamento de Convênios
Processos de faturamento complexos podem levar a erros e atrasos nos recebimentos. Mas a implantação de um sistema inteligente torna possível enviar as informações de maneira mais fácil, organizando documentos e fazendo o controle de todas as suas faturas, por exemplo.
5 dicas para realizar corretamente o faturamento de convênios!
O módulo de gestão financeira, além de controlar o fluxo de caixa e a gestão contábil e fiscal, reunindo contas a pagar e receber num só lugar, promove análises em tempo real acompanhando a margem de contribuição por convênio e ponto de equilíbrio das suas atividades.
Falta de Tecnologia para Suporte aos Processos
A ausência de soluções tecnológicas integradas pode resultar em processos ineficientes e propensos a erros. A solução completa do Unilab proporciona interfaceamento entre diversos setores e sistemas laboratoriais, facilitando a comunicação interna e a execução de processos de ponta a ponta, desde a recepção até a emissão de resultados.
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Identificar e corrigir erros no atendimento é essencial para a excelência no serviço laboratorial. O Unilab disponibiliza soluções tecnológicas avançadas que atendem a essas necessidades, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e a satisfação dos pacientes.
Está pronto para transformar o atendimento do seu laboratório? Agende uma demonstração e descubra como nossas soluções podem elevar a qualidade e a eficiência dos seus serviços!