O marketing de relacionamento pode garantir que as pessoas não deixem de fazer seus exames no laboratório, pois gera confiança e cria uma aproximação.
A pandemia mudou os hábitos dos consumidores. Eles estão saindo menos de casa e, consequentemente, consumindo em menor quantidade.
Isso está acontecendo não apenas com produtos, mas com todos os itens.
Os laboratórios também têm sentido o impacto na redução de pessoas buscando por exames e atendimento, uma vez que todos estão evitando ir ao médico para não ter contato com pessoas que possam estar infectadas.
Para contornar essa queda no atendimento, é preciso elaborar estratégias de marketing de relacionamento para que os clientes que necessitam de exames não os deixem de fazer.
Aproximar-se das pessoas e buscar um contato mais próximo entre o laboratório e clientes – mesmo à distância – pode ser uma boa solução, por isso, saiba como o marketing de relacionamento pode ajudar.
Usar o marketing digital
Com um maior número de pessoas em casa, a internet se tornou o principal canal de comunicação.
Criar ações nas redes sociais, no site e fazer publicações em blogs faz com que as pessoas continuem a manter contato com o laboratório e, por exemplo, tirem algumas dúvidas em relação ao atendimento e até mesmo sobre o Coronavírus que está preocupando nesse momento.
Garantir conteúdo frequente mostra que a empresa não parou e as pessoas que precisarem fazer uma exame saberão onde procurar.
Informe sobre as mudanças no laboratório
Uma das grandes preocupações é de se infectar com a COVID-19 e ao usar o marketing de relacionamento é possível apontar todos os cuidados que o laboratório tem adotado para se precaver.
Informe sobre as mudanças que foram feitas como controle do número de pessoas nas unidades, aumento dos cuidados com a higienização, utilização de equipamentos pelos profissionais e outros.
Use uma linguagem próxima para tranquilizar quem necessita do serviço e que seja em tom de conversa.
Faça parcerias com as operadores de planos de saúde
Os planos de saúde estão adotando diversas ações para informar os seus clientes sobre a pandemia e também sobre os funcionamento dos serviços de saúde da rede.
Se o laboratório possui parceria com algum plano de saúde, é possível fazer ações conjuntas que usem o marketing de relacionamento para aproximar as pessoas.
Crie uma força tarefa para se comunicar e manter o marketing de relacionamento
Com a redução do trabalho, pode-se aproveitar alguns profissionais para atuarem com o marketing de relacionamento. Eles podem utilizar canais como e-mail, aplicativos de mensagens e telefone para tirar dúvidas ou resolver problemas.
Essas pessoas devem estar abertas a ouvir os clientes e apontar soluções para que esse momento se torne menos tenso.
Vá até as pessoas
Não há nada que possa aproximar mais as pessoas do laboratório do que ir até elas. Ao entrar em contato, principalmente com pacientes que usam os serviços rotineiramente, além de manter uma conversa próxima é possível oferecer a coleta para a realização de exames em residência.
A pessoa não precisará sair de casa e não deixará de fazer os exames que são necessários.
Isso pode garantir que não haja uma queda tão grande no atendimento e a pessoa não deixa de fazer o seu acompanhamento.
O marketing de relacionamento do laboratório pode ser o diferencial entre fechar completamente o atendimento ou buscar alternativas para manter a unidade funcionando.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros