Em todo o tipo de negócio é importante realizar avaliações, para checar o que está indo bem ou mal. O que deve ser mantido ou modificado. No que tange esse assunto, a avaliação de desempenho dos funcionários é fundamental para que haja uma forma de mensurar a adaptação do colaborador ao seu cargo e suas tarefas, e seu ajustamento aos procedimentos e normas da empresa. Para auxiliar neste tema, trouxemos 5 ferramentas úteis utilizadas na avaliação de desempenho de colaboradores, confira abaixo:
Avaliação de Desempenho
Um dos instrumentos mais comuns, geralmente impresso. Preenchido pelo superior imediato do colaborador, discutindo os fatores relevantes, os quais, obviamente variam de acordo com a posição e com as atividades exercidas pelo colaborador. Isso significa que até mesmo altos cargos podem ser avaliados por este instrumento.
Avaliação 180º
Neste tipo de avaliação, o alto nível hierárquico analisa uma série de fatores pré-determinados, com o objetivo de dar um feedback aos seus funcionários. É um passo, uma análise incompleta, entretanto, válida, pois pode gerar dados capaz de melhorar o desempenho do negócio como um todo. O objetivo é o gestor fornecer orientação e aconselhamento ao subordinado.
Avaliação 360º
Esse método é considerado o “passo seguinte” da Avaliação 180º. Sendo mais completo, pois permite uma visão mais abrangente dos pontos fortes e fraquezas dos funcionários, mas não só individualmente, mas de maneira sistêmica na organização. Geralmente, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de habilidades e comportamentos desejáveis pela empresa.
Avaliação de produtividade
Essa avaliação consiste em analisar a produtividade efetiva de um colaborador, comparando-a com a produtividade esperada em suas atividades, ou seja, os resultados obtidos.
É importante como ferramenta de mensuração, entretanto é importante ressaltar que os métodos de avaliação formam um conjunto e que é inadequado fazê-los de forma separada.
Pesquisa de satisfação com clientes
Para saber o desempenho dos colaboradores do seu laboratório, uma ferramenta indicada é o FeedBack dos Clientes, isso é, pesquisa de satisfação. Os funcionários que têm contato com o público, é claro, podem ser avaliados dessa forma, afinal, por que não consultar o público externo (e também alvo) sobre a qualidade do atendimento e serviços a eles oferecidos?
Como já dito anteriormente, as ferramentas de avaliação de desempenho devem ser usadas em conjunto. Seu laboratório deve ser visto como qualquer empresa: um organismo. Dentro deles, sistemas. As ferramentas de gestão da qualidade baseiam-se em análises SWOT (Forças, fraquezas, oportunidade e ameaças), isso é, analisar quais são as partes fortes da empresa, bem como as fracas. Visualizar oportunidades de crescimento e melhorias e as ameaças externas ao sucesso do empreendimento. Fora isso, algo interessante de conhecer é o Ciclo PDCA (Planejar, Fazer (do), Checar e Agir)(veja nosso artigo sobre PDCA). Esse ciclo visa o planejamento (sempre essencial), tomada de ações para alcançar os objetivos, checar os resultados e tomar as ações necessárias para correção de eventuais problemas, sempre objetivando a melhoria contínua. É bom manter-se antenado na parte da qualidade, pois ela e Recursos Humanos andam de mãos dadas nos negócios!
E então, o que acharam das dicas? Veja mais conteúdo no nosso site!