Quando o assunto são indicadores de qualidade nos laboratórios, é comum fazer a associação com certificações ou acreditações. No entanto, essa questão é muito mais ampla. Os indicadores devem ser considerados como ferramentas que auxiliam o laboratório a mensurar os processos.
Além disso, os indicadores podem também servir para corrigir ações que não estão proporcionando os resultados esperados. Isso porque cada indicador pode trabalhar de forma específica em cada etapa da jornada do paciente.
Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns dos principais indicadores de qualidade. Também, perceba como eles podem ajudar no bom andamento dos negócios do laboratório. Confira!
Quais são os indicadores de qualidade?
Com a presença da transformação digital na área de laboratórios, os indicadores de qualidade também sofreram modificações. Isso porque com a disponibilização de ferramentas digitais pelos laboratórios, o atendimento ao cliente se inicia anteriormente à sua chegada na recepção. A seguir, vamos conhecer os principais indicadores de qualidade no atendimento ao cliente.
Taxa de no-show
A taxa de no-show é um indicador de qualidade que registra a taxa de desistência dos clientes. Na prática, ela diz respeito àquelas situações em que o paciente agendou a realização de exame, mas não compareceu na data e horário marcados.
Essa taxa é fundamental para verificar quais melhorias devem ser feitas na jornada do paciente. Por exemplo, é importante investigar a razão do não comparecimento, e se isso está relacionado a algum erro do laboratório.
Taxa de tempo de espera
Um aspecto que acaba desmotivando um cliente de laboratório é o tempo para ser atendido. Por isso, outro indicador de qualidade é a taxa de tempo de espera. Ela avalia o tempo gasto entre todo o processo de atendimento até o paciente ser chamado para realizar o exame.
Avaliar essa taxa pode trazer boas estratégias para otimizar o tempo de atendimento. Por exemplo, é possível verificar quanto tempo cada colaborador se dedica para realizar o preenchimento do cadastro do paciente.
Tempo de realização do exame
Pode ser que o paciente seja atendido na recepção rapidamente, mas, se a realização do exame demorar além do normal, é comum que ele desista de voltar ao laboratório.
Para verificar esse tempo, foi criado então um indicador de qualidade sobre o período de realização do exame. O indicador é fundamental para identificar como o laboratório tem se organizado para fazer a realização do exame de maneira mais ágil, sem comprometer a eficiência do procedimento.
Uma característica interessante ao analisar esse tempo de realização do exame é dar prioridade aos exames que precisam ser preparados com antecedência.
Qual a importância de acompanhar os indicadores de qualidade?
De modo geral, acompanhar os indicadores de qualidade é fundamental para manter a saúde financeira do laboratório. Por meio desses indicadores, os gestores poderão compreender melhor os custos das atividades de maneira mais detalhada e descobrir quais processos precisam de receber melhorias.
Além disso, os indicadores ajudam a otimizar o tempo das equipes de trabalho e identificar quais setores têm desempenho mais acentuado. Dessa maneira, os indicadores de qualidade ajudam gestores a mensurar e analisar os dados das atividades do laboratório com o propósito de tomar as melhores decisões para o bom andamento do negócio.
Essas foram algumas informações sobre indicadores de qualidade. É importante destacar que esses indicadores podem ser mais bem aplicados quando associados a tecnologias. Por exemplo, softwares de automação conseguem colher os dados de forma rápida e emitir relatórios sobre eles.