No cenário da saúde, um laboratório apresenta papel fundamental para o cuidado com os pacientes. O resultado de um exame pode ser determinante para se chegar a um diagnóstico preciso e traçar as melhores condutas de tratamento. Logo, os gestores devem combater qualquer não-conformidade que possa existir.
Nesse caso, abrimos um grande leque de possíveis problemas que um laboratório pode enfrentar. Até mesmo uma falha na administração pode impactar no resultado final, ou seja, na análise clínica e disponibilização do laudo.
Sendo assim, uma gestão de qualidade deve prezar por seguir normas, sejam elas internas ou externas. Isso contribui para uma boa assistência e, sobretudo, ajuda a evitar erros. Saiba mais!
O que são as não-conformidades em laboratórios de análises clínicas?
Falamos em não-conformidades, mas o que isso significa? Bem, quer dizer que algum pré-requisito não está sendo atendido. Isso pode estar associado a uma norma externa ou interna, conforme já visto.
Além de prejudicar o fluxo do laboratório, pode colocar em dúvida a credibilidade do local, uma vez que ficaria conhecido por realizar exames com resultados não confiáveis.
Por fim, aumentaria o risco de impacto nos dados epidemiológicos, ainda considerando as possíveis falhas nos laudos.
Quais são as principais não-conformidades em laboratórios?
Para pensar nas principais não-conformidades, é preciso fazer uma varredura em cada etapa da assistência, a fim de identificar falhas desde o cadastro até a entrega do laudo.
Erro de cadastro
A primeira delas é no cadastro do paciente e da solicitação de exames. Seja a identificação incorreta, seja o registro equivocado do exame solicitado, essa não-conformidade pode aumentar o retrabalho para colaboradores e usuários.
Falhas na coleta e armazenamento
Na sequência, partimos para a etapa de coleta. Se não houver padronização nessa etapa, pode ser necessário uma nova amostra. Além disso, o transporte deve preservar a integridade desses elementos, senão, mais uma vez, caímos no retrabalho.
Assim como o transporte deve ser adequado, o armazenamento também precisa de atenção. Tudo isso a fim de preservar a amostra para uma análise precisa.
Erro em resultados
Por fim, a análise clínica também pode sofrer com as não-conformidades. Aqui, é preciso contar com profissionais aptos e capacitados para prestar o melhor serviço e contribuir diretamente para a tomada de decisões da equipe médica.
Como evitar a não-conformidade?
Para que esteja tudo funcionando de acordo, o gestor precisa adotar medidas em diferentes aspectos. A primeira delas é na própria gestão! Quando feita com qualidade, consegue detectar erros antes que se tornem catastróficos, de maneira que seja possível encontrar as melhores soluções.
Nesse sentido, uma ótima alternativa é implementar programas de controle de qualidade em seu laboratório. Eles podem ser internos, pensados pela própria gestão, a fim de contemplar as particularidades do local.
Porém, também podem ser externos. Nessa perspectiva, vale destacar os programas de acreditação laboratorial. Eles representam uma excelente forma de otimizar os processos e fazer com que eles ocorram em conformidade com diversas normas.
Concluímos, por fim, que a não-conformidade em um laboratório pode ser crucial para o fracasso da gestão. Isso porque implica em diversas etapas da jornada do paciente naquele local.
Além do mais, as falhas podem gerar impactos em diferentes níveis, sejam eles financeiros, assistenciais ou mesmo organizacionais. Dessa forma, é importante compreender a necessidade de padronização e de programas de controle de qualidade: tudo isso contribui para o sucesso do laboratório.
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