A importância do levantamento de indicadores que possam ajudar a monitorar qualidade e tornar mais eficientes todos os processos do laboratório já é consenso há muito tempo. Mas produzir e analisar esses dados de forma manual, lenta e trabalhosa, ignorando o recurso dos softwares específicos, vai na contramão da proposta de agilizar e otimizar sua gestão.
Assim, a combinação oportuna dos recursos de Business Intelligence (BI) com a gestão de indicadores se revela uma ferramenta essencial para a gestão laboratorial como um todo, permeando todas as etapas do serviço, do atendimento à entrega dos resultados. E as vantagens são muitas.
Saiba mais baixando: O Guia Completo sobre BI e gestão de indicadores!
Indicadores são um dado quantitativo referente aos mais variados processos em curso no laboratório, que podem ser utilizados para minimizar falhas e atrasos, identificando o exato desempenho de uma variável para embasar a tomada de decisões. Eles estimulam o aprimoramento contínuo, por oferecer um acervo de dados objetivos sobre os quais buscar aperfeiçoamento. Além disso, sua utilização oportuniza pensamento estratégico para as próximas etapas de crescimento do laboratório e oferece vantagem competitiva diante do mercado. São muitos benefícios, não é mesmo?
Mas, e como o conceito de Business Intelligence ajuda nesse processo? O BI é um conjunto de estratégias e técnicas que permite a análise regular e objetiva desses dados, para que esse arsenal de informação realmente trabalhe em seu favor. Ele consiste no processo de coleta, processamento, armazenagem, tratamento, aplicação e análise de dados propriamente dita, sempre com foco nas melhores decisões. E embora não seja uma tecnologia em si, é uma abordagem que agrega o uso de tecnologia e sistemas para ser implementada.
Guia dos Indicadores para laboratórios de análises clínicas. Baixe o e-book!
Agora que você já sabe o que a aplicação de Business Intelligence no gerenciamento de indicadores de performance pode fazer pelo seu negócio, conheça alguns dos principais indicadores de performance válidos na gestão do laboratório, os quais o sistema Unilab, através de seu software desenvolvido especialmente para o segmento, pode disponibilizar com muito mais agilidade e objetividade que os processos manuais:
- Custo médio dos exames
- Ticket médio de valores, pacientes e exames
- Tempo médio de espera, cadastro, coleta, triagem e execução
- Margem de contribuição de convênios, exames e postos de coleta
- Rentabilidade de unidades/postos
- Receitas x despesas
- Viabilidade de exames por convênio
- Comparativo mensal de produção por convênios
- Comparativo mensal de indicações por médicos
Além dos indicadores de performance laboratorial, é igualmente importante considerar indicadores financeiros, como consumo e produção por centro de custo e fluxo de caixa, e ainda indicadores laboratoriais tais como:
- Recoleta
- Turn around time
- Tempo de espera
- Índice de satisfação
- Porcentagem de exames em atraso
Então, convencido da importância de uma ferramenta de excelência no levantamento de dados para seus indicadores?
Se você deseja inserir seu laboratório na linha de frente do segmento, a Unilab sempre tem uma solução sob medida para você. Entre em contato e solicite uma demonstração, basta clicar no botão abaixo!