É impossível não concordar que a tecnologia mudou nossa vida para melhor, em todos os aspectos. Com processos mais eficientes, as empresas conseguem entregar resultados melhores e mais rápidos.
Mas onde fica o serviço de recepção nesse cenário? Apesar das muitas mudanças propiciadas pela tecnologia, os profissionais desse setor continuam sendo peças chave na atração e na fidelização de clientes.
Sendo assim, criamos este post com algumas informações sobre o assunto. Confira!
Quais são as vantagens da tecnologia?
Antes dos recursos tecnológicos, era bem mais complicado integrar processos distintos como a análise clínica e o departamento financeiro, por exemplo. Essa otimização facilitou o trabalho de gestores que, a partir daí, começaram a exercer suas funções com mais agilidade e eficiência.
Além disso, as ferramentas de gestão voltadas para o ambiente laboratorial têm a vantagem de tornar o atendimento mais personalizado. Os cadastros feitos no software podem ser realizados com foto, biometria e mostrar para a recepcionista o histórico de cada paciente.
No entanto, essa personalização também precisa ser explorada na esfera pessoal. E é aí que o serviço de recepção mostra o quanto é vital para o sucesso de uma empresa.
Como a recepção interfere na excelência do laboratório?
A tecnologia oferece muitas soluções, mas não é capaz de substituir o chamado “olho no olho”, o contato pessoal com os clientes. Esse fato é notado, principalmente, na área da saúde, em que os pacientes, na maioria das vezes, chegam ao local de atendimento psicologicamente fragilizados. Por esse motivo, a humanização do atendimento é tão relevante e essencial quanto a modernização dos processos de um laboratório.
Existe ainda um outro fator que só é concretizado com o auxílio de um profissional de recepção: a imagem da empresa. O investimento em tecnologia é indispensável para aumentar a competitividade do seu laboratório, mas se você não tiver um recepcionista qualificado, todo esse capital financeiro aplicado pode não gerar os resultados desejados.
Onde encontrar um recepcionista perfeito?
Isso vai depender muito do processo seletivo utilizado no seu laboratório. Mas para te ajudar a selecionar a profissional ideal, separamos aqui alguns atributos que são primordiais:
Educação
O profissional que se candidata a uma vaga de recepcionista deve ter em mente que vai lidar com pessoas diferentes na sua rotina de trabalho. Dessa forma, o colaborador deve ser bem educado e tratar a todos com respeito e cordialidade.
Empatia
É importante que o recepcionista se coloque no lugar dos pacientes para saber a melhor maneira de lidar com eles. Dessa forma, é possível encontrar as melhores soluções para os problemas que vão surgir — ainda mais quando o assunto é a saúde das pessoas.
Postura
O profissional que deseja trabalhar na recepção de uma empresa (seja ela da área da saúde ou não), precisa estar atento à maneira como age e como se veste. Vale lembrar que esse funcionário é quem personaliza o profissionalismo da empresa.
Comunicação
O recepcionista precisa saber exatamente o que dizer, como dizer e de que maneira dizer para que transparecer confiança naquilo que informa ao paciente.
Muitas outras tecnologias virão para facilitar o nosso dia a dia, mas algumas premissas tradicionais vão continuar tendo o seu valor. Uma delas é o atendimento individualizado e respeitoso aos clientes de uma empresa.
É por isso que não se pode pensar em sucesso empresarial sem pensar, igualmente, em um serviço de recepção de qualidade.
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