A disrupção digital é o fenômeno de inserção de tecnologia nas empresas. Os laboratórios também foram inseridos nessa dinâmica de transformações, que trouxe uma verdadeira revolução nos processos. Com mais agilidade, integração e eficiência, os estabelecimentos de medicina diagnóstica podem oferecer melhores serviços e mais satisfação para o cliente.
Neste conteúdo especial, apresentaremos a disrupção digital em laboratórios e explicaremos sobre as potencialidades que esse processo traz para gestores, colaboradores e clientes. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!
O que é a disrupção digital em laboratórios?
A disrupção digital é o processo de inserção de recursos tecnológicos em determinado campo de trabalho, promovendo a otimização de funções e a ampliação de acesso aos recursos. Em laboratórios, a disrupção digital é o processo de ampliação do parque tecnológico do estabelecimento. Isso gera potencialização do fluxo de trabalho, aceleração de processo e maximização da qualidade e da capacidade de atendimento.
Qual o impacto das tecnologias nos laboratórios?
A tecnologia nos laboratórios traz diversos impactos. Ela facilita a realização de parcerias e o compartilhamento de dados por vias digitais. A disrupção digital promove a conectividade, gerando redução do tempo de espera e aumento da qualidade dos serviços. Há mais segurança para o paciente, com as informações sendo armazenadas e compartilhadas por vias mais seguras. Isso protege o indivíduo e garante a preservação do sigilo médico.
A informatização fornece o histórico médico do paciente, o que facilita as consultas e otimiza o tempo de atendimento. Ela também proporciona a redução de custos com a diminuição das impressões e com as formas mais baratas e fáceis de compartilhar dados. A inserção de tecnologia também permite otimizar os investimentos, pois viabiliza a redução de erros ao minimizar os procedimentos manuais.
Quais são as alternativas para aplicação?
Há várias alternativas para aplicação das novas tecnologias em laboratórios. Um exemplo é a automação de processos, viabilizada pelo uso de softwares de gestão laboratorial e pela implementação de maquinário que se intercomunica por meio desses sistemas.
Uma alternativa valiosa é o sistema de análise de dados. Além disso, é possível aprimorar a comunicação interna com o auxílio dessas tecnologias integradas. Elas possibilitam que modificações geradas em um módulo sejam transmitidas para todos os outros setores. Isso gera economia de tempo, capital e recursos, além de agilizar os processos.
Como um software de gestão pode ser útil?
Um software de gestão pode ser de grande utilidade para o laboratório. Ele possibilita fazer cadastros integrados, com código de barra, foto e biometria, aumentando a segurança dos procedimentos. É possível monitorar os processos de forma simplificada, incluir exames em massa e acompanhar com um checklist a entrega de laudos.
Um sistema para laboratório também permite mapear o trabalho da bancada, o que evita erros e necessidades de recoleta. O recurso se integra aos equipamentos do estabelecimento, de forma que os dados sejam transmitidos com facilidade.
Esses programas também contam com módulos para gestão financeira, que atuam integrados aos outros processos. É possível fazer a intercomunicação com convênios e gerenciar o fluxo de caixa. Tudo pode ser acompanhado pelo dispositivo móvel, por meio do aplicativo.
A inovação é fundamental para aprimorar processos. Ela permite consolidar uma boa posição no mercado e ter diferenciação competitiva. Com a implementação de novas tecnologias no laboratório, é possível agilizar processos, otimizar o fluxo de trabalho, reduzir custos e maximizar a qualidade dos procedimentos.
E então? Gostou de aprender sobre a disrupção digital em laboratórios? Confira também o nosso post sobre as vantagens da automação laboratorial!