A tecnologia, atualmente, tem servido de base para o desenvolvimento dos negócios, trazendo diversos benefícios e automatizando tarefas. Nesse cenário, a integração de dados no laboratório é um fator decisivo para tornar o laboratório produtivo e mantê-lo uma empresa competitiva no mercado.
Por ser um assunto tão importante, resolvemos tratar dele, explicando em que consiste a integração de dados no dia a dia do laboratório, além de dar dicas de como trazer essa realidade para seu cotidiano gerencial. Que tal manter-se informado sobre esse tópico? Continue conosco e fique por dentro!
Integração de dados na prática
A integração de dados nada mais é do que todos os lançamentos centralizados e compartilhados entre todos os interessados, simultaneamente e de forma constantemente acessível.
Trouxemos um exemplo prático: você faz o registro de um paciente na recepção. A partir dessa ação, todos os dados lançados são distribuídos pelo sistema, atendimento, financeiro etc. Na realização de um exame, todos os materiais utilizados dão baixa automaticamente no estoque, atualizando o nível dos equipamentos, dando avisos à área de compras, e assim por diante.
Controle dos processos
Com todos os dados centralizados, a gestão consegue visualizar o desempenho do laboratório, tanto globalmente quanto por setor. Conforme o fluxo de informações vai sendo formado, acontece um mapeamento automático das ações. Assim, fica bastante simples acompanhar a performance de todos os procedimentos.
Precaução de erros
Outro ponto importante de se conseguir visualizar os processos dessa forma é a possibilidade de antecipar problemas e evitar que eles aconteçam. Se o laboratório necessita de certo material para fazer determinada análise, a falta dele pode prejudicar todo o fluxo de trabalho. A integração de dados precavê o laboratório desse tipo de atraso e prejuízo.
Redução de custos
Primeiramente, se você consegue prever cenários e evitar prejuízos, já está economizando. Assim, custos desnecessários são cortados. O planejamento é capaz de prever uma série de panoramas, mas tudo que acontece no dia a dia fica registrado em sistema, dando essa chance de controle para a gestão.
Problemas com informações desencontradas e retrabalhos também deixam de existir, já que tudo fica centralizado e acessível às equipes envolvidas. Quando são aplicados mais recursos do que necessário, está se desperdiçando. Logo, esses custos são dispensáveis. Ao integrar dados, você atualiza informações e mantém os recursos enxutos.
Produção de informação
Falando em agrupar e segmentar dados para gerar informações, vale a pena comentar que toda essa integração possibilita a tomada de decisão em diversos setores. Você ganha propriedade para atuar de maneira mais arrojada, já que tem o suporte dos dados para apoiar suas decisões.
Você pode e deve utilizar os dados de áreas variadas para aproveitar oportunidades de negócio, propor ações de relacionamento, investir no que dá mais resultado e excluir atividades onerosas. Na verdade, integrar os dados em sistema ajuda, também, a gerar relatórios e analisar em tempo real os resultados das ações implementadas.
Uso de ferramenta especializada
O ideal é que o laboratório use um software especializado para integração de dados, visto que ele vai contar com ferramentas e interfaces específicas para o negócio. O controle dos níveis dos equipamentos é um bom exemplo disso, além do preenchimento dos formulários e campos destinados ao uso na coleta e na consulta médica, entre outros.
O Unilab é um sistema completo que centraliza todas as informações sobre a clínica, indo do atendimento à gestão financeira. Quer ter acesso? Comece agora a otimizar seu trabalho: entre em contato conosco e descubra uma forma eficiente de alavancar a atuação do seu laboratório!