Possivelmente, você já se perguntou quantos laboratórios existem na sua região que prestam o mesmo serviço que o seu e como você pode agregar diferenciais que façam o seu se tornar preferencial para os antigos e ainda conquistar novos pacientes. Provavelmente, a resposta esteja na relação direta do software empregado com a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório, uma vez que o planejamento estratégico adequado pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o ostracismo.
O paciente em primeiro lugar
Como em qualquer outro ramo da saúde, o diferencial do mercado está no atendimento ao paciente. Tudo deve ser pensado para mantê-lo o mais confortável possível, para que prazos de espera sejam pequenos e processos sejam agilizados. Garantir o maior leque de ofertas e opções é cuidar para que tenha sua demanda atendida com qualidade e presteza, qualidades essenciais para quem quer conquistar o topo do seu setor e se manter nele. Para isso, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental. Apenas um software de gerenciamento desenvolvido especialmente para laboratórios é capaz de suprir com eficiência a demanda de tantos processos de uma rotina tão específica.
Aprenda a gerar diferenciais
É preciso se colocar no lugar do paciente e imaginar como você se sentiria com o serviço que presta hoje. É possível melhorar? Como? Imagine-se aguardando com ansiedade um exame importante que deverá ficar pronto em 10 dias. É quase certo que você gostaria de ser avisado caso ele ficasse pronto em uma semana ou menos – e muitas vezes isso acontece, só que o paciente não sabe. Pegando o resultado antes, talvez o diagnóstico pudesse ser antecipado, tratamentos começassem mais cedo e bons resultados conseguidos mais rapidamente.
Agora imagine que você possa avisar a seus pacientes sempre que o laboratório antecipar o prazo de entrega através de SMS, um sistema de mensagens instantâneas que avisa ao paciente que ele já pode pegar o exame. Sem tarifas telefônicas e sem recepcionista extra para tomar conta da tarefa. Com certeza você estará criando um diferencial que fará o paciente retornar ao seu laboratório quando precisar de novo exame.
Entrega de resultados online
Pense então em um sistema que permitisse que, além de avisá-lo de que o exame já está liberado, você também pudesse oferecer a opção de pegar os resultados online. Um software capaz de gerar esse serviço na verdade está trazendo benefícios para todos os envolvidos: conforto para o paciente, que não precisa se deslocar até o laboratório, agilidade para o médico, que pode antecipar diagnósticos e tratamentos de forma ainda mais rápida, e poderá economizar em artigos de papelaria.
Mais economia no final do mês
Simples: você já parou para colocar na ponta do lápis os custos de envelopes e papéis timbrados utilizados diariamente para a impressão dos exames, assim como com tonners, impressoras, gasto de energia elétrica e outros equipamentos? São pequenos gastos que podem fazer muita diferença no orçamento mensal. Com um software de gestão de laboratórios capaz de gerar mais este benefício, com certeza haverá um número muito maior de pacientes fidelizados, que passam a sentir-se bem cuidados, especiais.
Mantenha um controle de estoque eficiente
Com certeza você deve considerar um exame deixar de ser feito ou ter o resultado atrasado porque algum produto não está no estoque. O controle ineficiente gera prazos de validade vencidos sem necessidade, falta de reposição ou uso inadequado em relação às datas de validade, o que, por sua vez, transforma-se em gastos desnecessários, e, o pior, desgaste da imagem tanto com pacientes quanto com médicos, que deixam de indicar o seu estabelecimento. Tudo perfeitamente contornável com um sistema de gerenciamento que agregue um perfeito controle do estoque, tudo de forma clara e simples, em uma única plataforma.
Tenha acesso a todas as suas informações
Centralizar todas as informações do seu laboratório é a forma mais eficaz de manter o controle sobre tudo o que está acontecendo, da parte financeira à recepção, otimizando as horas úteis do seu laboratório e ainda possibilitando a tomada de decisões estratégicas que o ajudem a crescer. É a forma de melhorar a recepção conhecendo horários de pico e períodos ociosos, de fazer um perfeito controle da bancada, de manter o fluxo de caixa em dia e reverter tudo isso a um melhor atendimento ao paciente, sempre. Tudo em uma única plataforma fácil de usar, intuitiva, que demande treinamento fácil e rápido de seus usuários.
Contate agora mesmo a equipe do Unilab e conheça todo o diferencial que o seu laboratório pode ter com um sistema de gestão produzido especialmente para o setor. São mais de 500 unidades em uso em duas décadas de mercado, agregando valor ao melhor que a tecnologia tem a oferecer.