O desenvolvimento tecnológico fez com que os diferentes setores evoluíssem cada vez mais rápido. Com a internet e a robótica, por exemplo, foi possível automatizar e aumentar a eficiência de processos. Na área médica, essa evolução deu origem à chamada saúde 4.0, um conceito que vem conquistando espaço nos últimos anos.
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar disso, é provável que já tenha lido sobre a Internet das Coisas (IoT), big data ou mesmo dos inúmeros softwares médicos que operam na nuvem. Sem contar os diversos dispositivos usados no diagnóstico e no tratamento de doenças.
Mas como essas inovações podem ser usadas no dia a dia do seu laboratório? Continue lendo e entenda melhor o que é saúde 4.0 e como ela pode ser implementada na prática!
O que significa saúde 4.0?
Já mencionamos algumas tecnologias que estão sendo usadas na área da saúde. Pois a Saúde 4.0 consiste, justamente, na aplicação de ferramentas tecnológicas para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e a garantia do bem-estar dos pacientes. Além disso, podem ser usadas para melhorar processos internos nas instituições, proporcionando mais rapidez, eficiência e, consequentemente, redução de custos.
Assim, o conceito está diretamente ligado à automatização e à integração de diversas tecnologias que podem agregar valor aos serviços de saúde, trazendo mais qualidade a eles. Com isso, tanto as clínicas, hospitais e laboratórios quanto os próprios pacientes são beneficiados.
Quais inovações em saúde estão sendo implementadas?
O fato é que, a todo tempo, são desenvolvidas novas ferramentas que costumam usar não apenas um tipo de tecnologia, mas vários. É essa integração que permite uma evolução cada vez mais rápida dentro da ideia de saúde 4.0. De qualquer modo, listamos, a seguir, algumas das principais inovações.
Software na nuvem
Os softwares de gestão na nuvem já estão se tornando cada vez mais comuns na área da saúde. Eles sistematizam todas as informações dos pacientes e da instituição, podendo ser acessados de qualquer local.
Com um sistema de gestão, é possível controlar o prontuário eletrônico, o histórico dos atendimentos, entre outras rotinas, com segurança e praticidade. Se somado a outras tecnologias, como uma base de dados (big data), pode servir para melhorar o desempenho e oferecer serviços mais eficientes aos pacientes.
Internet das coisas
Do inglês Internet Of Things (IoT), a Internet das Coisas tem como princípio agregar a internet e o mundo virtual a objetos que antes já eram usados no cotidiano. Assim, pode ser empregada em relógios, eletrodomésticos, entre outros materiais, ampliando a sua capacidade de funcionamento.
No caso da saúde, a IoT pode ser usada em diversos dispositivos, desde os mais simples aparelhos para monitorar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, até complexas máquinas de diagnóstico.
Big Data
Big Data se refere à grande quantidade de informações geradas a todo momento pela atividade humana. Na área da saúde, podemos destacar todos os dados relativos aos pacientes e também à gestão das instituições.
Dessa forma, um sistema de Big Data opera na reunião, no armazenamento e na gestão de todas essas informações. Elas servem para a geração de previsões de diagnósticos, de indicadores de desempenho, entre outras funções relacionadas aos pacientes e ao gerenciamento do seu laboratório, por exemplo.
Como colocar a saúde 4.0 em prática?
Não dá para negar que a saúde 4.0 já seja uma realidade. Muitos desses recursos já estão sendo amplamente utilizados, transformando a rotina dos laboratórios de análises clínicas e outras instituições de saúde.
No entanto, se você ainda não utiliza esse tipo de ferramenta tecnológica, saiba que não se trata de algo tão complicado ou distante. Ter um software de gestão, por exemplo, pode otimizar bastante a rotina de um laboratório, desde a organização dos exames até os processos internos que envolvem setores, como financeiro, contabilidade, entre outros.
Para tanto, é fundamental saber investir conscientemente, treinar bem a sua equipe e contar com os parceiros certos, que ofereçam um serviço de assessoria completo para a implementação dessas ferramentas. De qualquer forma, é importante enxergar a saúde 4.0 muito além da tecnologia, uma vez que ela é um conjunto integrado de soluções que visam à melhoria da qualidade dos serviços de saúde como um todo.
Gostou do post? Quer saber mais como colocar a saúde 4.0 em prática? Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e conhecer os nossos serviços!